Saúde

Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Governo do Estado do Maranhão, realizará a terceira etapa do Mutirão do Glaucoma

A Prefeitura de Coelho Neto, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizará a 3ª etapa do 'Mutirão do Glaucoma'. A ação é uma das estratégias de fortalecimento da assistência em saúde, priorizada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Hopsital da Visão em parceria com os municípios.

As consultas acontecerão no Centro de Saúde São Judas Tadeu, no dia 18 de maio (sexta-feira), a partir das 13h, devendo o interessado estar munido da original e cópia dos seguintes documentos: Carteira de Identidade, CPF (Cadastro de Pessoa Física), Cartão do SUS e Comprovante de Residência.

A Secretaria Municipal de Saúde avisa, ainda, que os pacientes idosos devem enviar um responsável na parte da manhã para o preenchimento da ficha e só comparecer á tarde para realizar o exame.

Quem possui mais de 40 anos, histórico familiar de glaucoma ou for portador de doenças como diabetes, hipertensão e hipertireoidismo deve se submeter ao exame. A ação preventiva permite a detecção precoce da doença, o que contribuiu para o tratamento mais rápido e adequado, evitando a perda da visão. Considerada uma doença silenciosa e assintomática, o glaucoma causa danos ao nervo óptico, geralmente por causa do aumento da pressão intraocular.

Durante o mutirão, serão realizadas consultas e exames, e, nos casos diagnosticados de glaucoma, o paciente receberá o colírio, além de serem encaminhados ao tratamento. Os pacientes que foram beneficiados com a entrega de colírios na última etapa do Mutirão devem comparecer ao Centro de Saúde São Judas Tadeu para receber a nova remessa do medicamento.