Secretaria Municipal de Educação e Cultura realiza culminância do PNAIC

No sentido de promover melhoria no processo educacional e primando sempre pela qualidade do ensino, a Prefeitura de Coelho Neto, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realizou na manhã desta terça-feira (19) a culminância do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

O PNAIC tem como objetivo garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas com 8 anos de idade, ao final do 3° ano do Ensino Fundamental, comprometendo-se com a maior presença do alunado nas salas de aula. O pacto compreende as seguintes determinações: sistema de escrita alfabética, desenvolvimento da capacidade de leitura e produção de texto, e ludicidade e o cuidado com as crianças.

A culminância do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) envolveu professores, alunos, gestores, coordenadores, pais, Secretária Municipal de Educação e Cultura, Williane Caldas e toda a equipe que coordena o PNAIC, no Município de Coelho Neto.

A Secretária Municipal de Educação e Cultura, Williane Caldas, enfatizou sobre o compromisso dos professores no processo de repassar o conhecimento básico aos alunos, que é concretizado através de procedimentos avaliativos consistentes e eficazes para a constituição plena do saber infantil. “A transformação social através da educação está em nossas mãos. Nós, educadores, somos mediadores do conhecimento e temos todas as ferramentas disponíveis para transformar o mundo em que vivemos e isso se concretiza, fundamentalmente, por meio da apropriação da leitura e da escrita”.

Durante a culminância aconteceram apresentações culturais, com temas literários, executadas por alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

De acordo com o Ministério da Educação O PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental.