Assistência Social

Secretaria de Assistência Social garante atendimento para fortalecimento de vínculos familiares e comunitários

A Prefeitura de Coelho Neto, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, tem garantindo os atendimentos realizados nas unidades dos Cras do Bairro Mutirão e Cras do Centro. As unidades oferecem serviços importantes que objetivam o desenvolvimento de potencialidades e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

A rede Cras funciona como “porta de entrada” para os serviços prestados pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Os serviços ofertados são: Serviço de Atendimento Integral à Família (PAIF), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), e Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência.

O PAIF consiste em um serviço dirigido às famílias que estão em acompanhamento no Cras. O propósito do PAIF é fortalecer o papel protetivo das famílias. O SCFV é um serviço voltado para o atendimento dos membros da família que estejam vivenciando situações de vulnerabilidade ou que tenham vivenciado situações de violações de direito, os quais precisam ter os vínculos familiares e comunitários fortalecidos ou reconstruídos e o Serviço para pessoas com deficiência visa o desenvolvimento de mecanismos para a inclusão social.

No Cras, os usuários também são orientados sobre os benefícios assistenciais (por exemplo: Bolsa Família e o BPC), encaminhados para a rede socioassistencial e de outras politicas, tornando-se uma referência para a população local e para os serviços setoriais.

Público Alvo;

Famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil,  pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada.

O Cras funciona de segunda-feira a sexta-feira - das 07:00h às 12:00h/ Das 14:00h às 17:00h.