Educação

Atividade extraclasse: alunos e professores da Escola Municipal Moacyr Bacelar participam de Concerto Matinal em Teresina (PI)

Cerca de 50 pessoas, entre alunos do 6º ao 9º ano e professores da Escola Municipal Moacyr Bacelar, participaram, no dia 26 de agosto, às 11h, no Palácio da Música, em Teresina (PI), da apresentação do Concerto Matinal da Orquestra Sinfônica de Teresina – OST. O evento contou com a participação da Dniederrheinische Sinfoniker, da Alemanha, que vem realizando um intercâmbio com músicos da OST, no intuito de trocar experiências e compartilhar ideais musicais. Neste ano, Dominik Lang e Martin Börner foram os músicos convidados a trocarem experiência com os profissionais piauienses e representaram a Alemanha no Concerto Matinal.

A atividade extraclasse, com total apoio da Prefeitura de Coelho Neto, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, proporcionou aos alunos e professores momentos prazerosos de contato com a Música Clássica Instrumental, objetivando ampliar e fortalecer o desenvolvimento cultural e musical dos alunos, que tiveram a oportunidade de conhecer os instrumentos musicais que compõem uma Orquestra Sinfônica e a função de cada músico na sua integração. Houve também momento de interação entre músicos e alunos e sem sombra de dúvida foi um grande atrativo que despertou o interesse de todos que participaram.

A ação educativa faz parte da disciplina de Educação Musical, ministrada pelo professor, Geraldo Tavares Borba Filho, e teve como objetivo aprimorar a formação musical e cultural de crianças e jovens e oportunizar a concretização de aulas teóricas com aulas práticas, visando o conhecimento real de uma orquestra sinfônica, da música erudita e do contato com os instrumentos, incentivando desde cedo a apreciação musical e derrubando o tabu de que esse é um estilo inacessível. 

A programação efetuou-se em duas partes, sendo a primeira parte a realização de um tour pelo Palácio da Música; a segunda parte contou com a ilustre presença do Maestro Aurélio Melo, o qual apresentou os diversos instrumentos musicais, a denominação de cada um, os sons deles provenientes e o relato acerca da história da música, bem como o trabalho realizado por uma orquestra sinfônica.

“A Orquestra Sinfônica de Teresina, com apoio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, possui um calendário de atividades que engloba concertos de rotina, como o projeto Sinfonia nos Bairros (realizado em igrejas da cidade), ensaios abertos, participações no projeto Concertos Matinais e concertos didáticos nas escolas, além de apresentações temáticas nas festas juninas, aniversário de Teresina, dia das crianças e Natal.

O Palácio da Música é a Casa da Orquestra Sinfônica de Teresina, Banda 16 de agosto, Orquestra Sinfônica Seu Dominguinhos e Orquestra de Violões de Teresina. Oferece oficinas de violão, violino, viola, contrabaixo, violoncelo, acordeon e guitarra, com inscrições todo início do semestre. As idades para participar das oficinas é a partir dos 8 anos, acompanhando na divulgação, a idade para cada instrumento. Funcionamos de segunda a sexta das 8h às 18h. Todos os domingos acontece o projeto Concertos Matinais, às 11h. São realizadas apresentações que levam do erudito ao popular, com entrada franca". 

 

Mais em Educação


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!