Assistência Social

COELHO NETO (MA): VIII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Com o tema, Assistência Social: Direito do Povo com Financiamento Público e Participação Social, o Conselho Municipal de Assistência Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, realiza a VIII Conferência Municipal de Assistência Social, cujo objetivo é analisar, propor e deliberar diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), na perspectiva da valorização dos trabalhadores, da participação dos usuários e da qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios e eleger delegados para a XIII Conferência Estadual de Assistência Social.

 

De acordo com o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), "o tema em pauta oportuniza um debate abrangente, capaz de acolher todas as questões que afetam o SUAS e sua capacidade de garantir proteção como responsabilidade pública". O debate girou em torno dos três eixos norteadores da Conferência:

EIXO 1: A Assistência Social é um direito do Cidadão e dever do Estado.

EIXO 2: Política Pública tem que ter Financiamento Público.

EIXO 3: A Participação Popular garante a Democracia e o Controle da Sociedade.

Compuseram a mesa de honra, Eliaquim Alves (presidente do Conselho Municipal de Assistência Social), Valda da Conceição Cardoso (usuária do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família-PAIF), secretários municipais, Raimundo Carvalho (Secretário de Assistência Social), Antonio Francisco do Nascimento (Secretário de Governo e Articulação Política, representando o prefeito Américo de Sousa), Ravanne Bastos (Secretária de Saúde e conferencista do evento), vereadores Marcos Tourinho (Presidente da Câmara Municipal), Osmar Aguiar, Júnior Santos, os quais, em suas falas, deram contribuições importantes e fundamentais para a Conferência. 

Para apresentação do tema central e discussão das atividades, foi convidada a Secretária de Saúde e conferencista do evento, Ravanne Bastos, Graduada em Assistência Social (Faculdade Santo Agostinho-FSA) e Pós-graduada em Gestão Pública (Universidade Estadual do Maranhão-UEMA).

O Secretário de Assistência Social, Raimundo Carvalho, deu as boas-vindas a todos e destacou a importância da participação da população, que muito contribui para definir os eixos discutidos. “Durante todo o dia estaremos reunidos, no intuito de deliberar propostas para a melhoria da política de assistência social do nosso município, principalmente dos usuários dos serviços da assistência social”.

Para o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Eliaquim Alves, a Conferência tem como intuito ajudar a sociedade, a partir das propostas elaboradas, tendo o Conselho a missão de fiscalizar e aprovar essas sugestões.

O evento, promovido pelo Conselho Municipal de Assistência Social, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, uniu profissionais da assistência social, representantes de entidades, secretários e assessores municipais e a sociedade em geral.

 

Mais em Assistência Social


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!