Educação

Escolas Municipais promovem "Noite Cultural Afro-brasileira" Publicada em 20/11/2017 07:45:08

Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura-SEMEC, as Escolas Municipais José Sarney, Benedito Duarte, Moacyr Bacelar, José Barreto e Santana, promoveram a "Noite Cultural Afro-brasileira", nesta segunda-feira, 20/11, no Teatro Municipal, às 18h, em alusão ao Dia da Consciência Negra.

O evento apresentou o resultado das atividades realizadas em sala de aula, sobre a cultura afro-brasileira, e teve como objetivo conscientizar os estudantes sobre a importância do respeito às diferenças raciais, o combate ao preconceito e o resgate da cultura negra no Brasil. Professores, alunos, gestores e pais, fizeram-se presentes para prestigiar esse momento que destacou o potencial da história africana.

Sob orientação dos professores, os alunos realizaram várias apresentações culturais baseadas em aspectos da cultura afro, como declamação de poesias, encenações teatrais, danças, músicas. Na parte externa do Teatro, as tendas com mostras de artesanato, literatura, culinária, vestimentas, cordéis, tradições, costumes, dentre outros.

De acordo com a Secretária de Educação e Cultura, Williane Caldas, é de extrema importância os trabalhos que as escolas realizaram. "São oportunidades propícias para promover um debate saudável sobre o preconceito étnico-racial, questão complexa e muito evidente na sociedade contemporânea. Sem sombra de dúvida, os alunos vivenciaram, através de todo esse aparato, aspectos sócio-históricos e culturais da cultura africana. Estão de parabéns, as escolas, pela brilhante iniciativa, os alunos que se empenharam e se dedicaram a fim de que tudo saísse da melhor forma possível, os pais que com certeza orientaram e ajudaram naquilo que estavam ao alcance e o público que veio nos prestigiar”, destacou a secretária.

Estiveram presentes, o Secretário Municipal de Governo e Articulação Política, Milton Mourão e a Diretora do Instituto de Previdência, Raimunda Véras Resende.

De acordo com o Ministério da Educação, o dia 20 de Novembro, fruto de uma intensa articulação do Movimento Negro Brasileiro, é uma referência à reflexão sobre o papel dos negros e negras para construção do país.

Mais em Educação


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!