Educação

1ª Noite de Autógrafos dos alunos da Escola Municipal São Francisco Publicada em 01/12/2017 09:54:03

Com o apoio do Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Editora Estante Mágica, a Escola Municipal São Francisco realizou a 1ª Noite de Autógrafos, como culminância do Projeto - "Nossos alunos tornando-se escritores". O evento foi realizado nesta quinta-feira, 30, no Teatro Municipal o qual foi palco de uma especialíssima noite de gala para os alunos do 5º ano. Eles foram as estrelas da noite, brilharam através das palavras pelas quais transmitiram seus pensamentos, desejos, sonhos, anseios e deixaram registrados, em cada livro autografado, a concretização de um sonho.

De acordo com a gestão pedagógica da escola, o projeto foi desenvolvido pensando no incentivo à leitura e deu oportunidade a cada criança de se tornar autor, contribuindo para sua evolução pedagógica, incentivando a criatividade e a autonomia. No decorrer dos trabalhos, em sala de aula, os alunos tiveram a oportunidade de desempenhar diversas habilidades e competências ao produzirem textos criativos que os levaram a refletir sobre a escrita convencional das palavras, o uso adequado da pontuação, ampliando o repertório textual e estabelecendo relações entre as linguagens oral, escrita e ilustrativa, despertando dessa forma o gosto pela leitura. Tudo isso de forma lúdica e interativa, uma vez que o processo de construção do livro tornou-se uma verdadeira brincadeira que fomentou uma aprendizagem significativa e oportunizou às crianças a deixarem o lugar de meros leitores e expectadores para se tornarem escritores. Durante todo o semestre, os alunos trabalharam na produção dos exemplares. Sob orientação dos professores e da gestão pedagógica, eles foram instruídos a produzirem suas obras com temáticas variadas. A publicação dos escritos teve parceria com a Editora Estante Mágica, do Rio de Janeiro, e o resultado foi um grande apanhado de obras diversificadas e bem elaboradas.

Para a gestora da escola, Maria José Santos: "A noite foi um sonho que foi sonhado junto, foi uma oportunidade que demos e fizemos com que nossas crianças entrassem no mundo da leitura de maneira dinâmica, interativa, em que pudesse se valorizar o potencial de cada um independentemente da sua classe social, porque o que nós pregamos é unidade e trabalho em equipe, e todos que fazem a Escola São Francisco estão de parabéns, o município está de parabéns por agregar valores e projetos iguais a esse e que terão muito mais pela frente. Esse trabalho foi pensado em parceria com a Editora Estante Magica, que está no mercado desde 2009, realizando e transformando projetos de leitura com crianças, fazendo com que elas se apaixonem e desenvolvam o hábito de ler de uma forma diferente. Então, a escola entrou em parceria com a editora, que é do Rio de Janeiro, e fez toda a parte de diagramação, de edição do livro; e a parte de edição e ilustração foram desenvolvidas pelas crianças. Elas mostraram, em cada história produzida, rico potencial.

Para a Secretaria de Educação e Cultura, Williane Caldas, a noite de autógrafos é resultado daquilo que os alunos produziram e aprenderam em sala de aula, crianças que foram motivadas a ler e posteriormente escrever de forma prazerosa. Autografar esse livro para eles é imensurável e surte efeito benéfico no desenvolvimento da aprendizagem. A culminância desse projeto se configura em um momento ímpar na vida dos alunos, de suas famílias, dos professores, da gestão escolar e do município. Estou emocionada, foi uma noite linda. Temos que acreditar na escola pública, sim, nossos alunos são capazes. Eles fizeram o próprio livro, e a editora Estante mágica, do Rio de Janeiro, foi quem fez a produção. Não é um projeto barato, mas é extremamente recompensador. Parabenizo todos que estiveram envolvidos neste belíssimo trabalho.

O prefeito Américo de Sousa deixou suas palavras de incentivo e apoio e destacou: "Este momento tem real significado para os alunos e para a escola, que se torna um marco na realização de um projeto desse porte, cuja culminância teve a concretização da publicação de um livro. É uma semente que foi plantada. Com o projeto, a escola mostrou para alunos, professores, família, que sonhos são possíveis de se realizar".

A noite de autógrafos contou com a presença do Prefeito Américo de Sousa, da Primeira-dama, Iranete Sousa, Secretária de Educação e Cultura, Williane Caldas,  e demais secretários do governo e assessores, alunos e familiares, professores, gestores. 

 

 

 

Mais em Educação


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!