Avanço: Coelho Neto é destaque na Planificação da Atenção Primária em Saúde

O município de Coelho Neto, região Leste do Maranhão, integra o projeto piloto desenvolvido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde–SES. Trata-se da Planificação da Atenção Primária em Saúde (APS), proposta do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

No município, a Planificação da Atenção Primária em Saúde tem apresentado grandes resultados, uma vez que tem como objetivo reorganizar os processos de trabalho, reestruturar as redes de atenção à saúde, fortalecer as práticas de cuidado das equipes de saúde da família, qualificar os profissionais e acima de tudo, tornar a atenção primária resolutiva.

Para avaliação desses trabalhos, a nível regional, foi realizado em Caxias-MA, nesta terça-feira (12), o III Seminário de Integração da Atenção Primária, com a Atenção Especializada da Regional, onde fizeram-se presentes representantes das Secretarias Municipais de Saúde, profissionais de saúde, prefeitos da região, Secretaria de Estado da Saúde,  Ministério da Saúde  e Conass. Durante a reunião foram apresentados os indicadores de mortalidade Materna  e Infantil, foco principal da Planificação. Na oportunidade, foram elogiados os avanços dos municípios que abraçaram este projeto. Coelho Neto, em parceria com a cidade de Duque Bacelar, apresentou um vídeo, evidenciando, através de depoimentos e imagens, as principais mudanças conquistadas com a implantação do Projeto da Planificação. A palestra mais aguardada ficou por conta do Dr. Marco Antônio, consultor do Conass que explanou o tema: “Enfrentamento da morte materno infantil”.

"Com a Planificação, conseguimos reduzir consideravelmente a mortalidade Materna, Infantil e Fetal, no ano de 2017, e outros inúmeros avanços. Aos nossos profissionais, toda a minha admiração pelo empenho; ao nosso gestor, Américo de Sousa, o nosso agradecimento pelo apoio; a nossa população coelhonetense por acreditar nessa equipe incansável. Obrigada aos nossos profissionais por mais essa conquista, isso é fruto do trabalho e dedicação de todos" destacou Olímpia Delgado, Secretária Municipal de Saúde.

Cerca de 600 profissionais participaram do processo  da Planificação, no polo Coelho Neto, sendo formados todos  os que atuam na atenção Primária em Saúde. A Unidade Laboratório, em Coelho Neto, é a Unidade Básica de Saúde, Daniel Guanabara, no Bairro Santana, que se destacou por  desenvolver todos os processos da planificação. As demais unidades de saúde estão passando pelo mesmo processo. Na Unidade, também funciona o Núcleo de Saúde da Família, com atendimentos de profissionais, como: Psicólogo, Fonoaudióloga, Nutricionista, Fisioterapeuta, Assistente Social, dentre outros.

As equipes, hoje, trabalham com bloco de horas. Com a implantação da Planificação, os(as) usuários(as) são atendidos com dia e hora marcados, sem filas e sem demora e, da mesma forma, acontece com a marcação de exames e atualização de vacinais.

A planificação é isso, união de esforços das mãos que tecem a rede.