Cidadania

Prefeitura de Coelho Neto participa da etapa regional de Planejamento do Orçamento Participativo 2018 Publicada em 04/04/2018 16:55:12

O Governo do Estado do Maranhão, através da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP) e da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (SEPLAN), iniciou nos territórios do Cerrado Amazônico e dos Cocais a 1ª etapa das Escutas Territoriais do Orçamento Participativo 2018, cujo resultado fará parte da Lei Orçamentária Anual – LOA do ano seguinte.  O evento ocorreu na manhã desta quarta-feira (04), no auditório do CESC/UEMA de Caxias.

O município de Coelho Neto esteve presente e foi representado pela Secretária de Governo e Articulação Política Cristiane Bacelar, o Secretário de Agricultura e Pesca, Albertino Veríssimo e o Assessor Técnico da Secretária de Indústria, Comércio e Turismo, Orlando Vieira.

 

O Orçamento Participativo (OP) é um instrumento da democracia que permite ao cidadão debater pautas sobre o território em que mora. Por meio dele, a população pode escolher quais são suas necessidades e obras mais urgentes a serem realizadas a cada ano com o recurso estadual. Tem sido assim desde 2015 e graças à participação popular, o Governo do Estado tem atendido muitas demandas da população maranhense.

Neste ano de 2018 o Governo do Estado está convocando a população para novamente debater sobre o orçamento público. O Orçamento Participativo acontece em três etapas. A primeira é denominada de “escutas territoriais” que se resume em reuniões presenciais destinadas a receber as demandas dos cidadãos para o orçamento baseado no Plano Plurianual. Na segunda etapa, as propostas apresentadas são colocadas em votação popular na internet e a terceira e última etapa, tem o objetivo de apresentar oficialmente à população todas as propostas escolhidas, e é denominada de “devolutiva”.

Mais em Cidadania


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!