Social

ASSISTÊNCIA SOCIAL - SECRETARIA DESTACA AVANÇOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA Publicada em 17/04/2017 19:12:29

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Segurança Alimentar, de Coelho Neto, tem intensificado os atendimentos do Programa Bolsa Família no município. A nova gestão recebeu a pasta com diversos problemas de ordem administrativa, dentre eles o corte de energia no prédio da Secretaria, inviabilizando a prestação dos serviços do CADUnico aos beneficiários dos Programas Sociais .

Para que os serviços fossem reestabelecidos, em sua normalidade, foi necessário que o município, através de sua Procuradoria, ingressasse na justiça local com Ação de Obrigação de Fazer/ com Tutela de Urgência em desfavor da CEMAR.

De acordo com levantamento apresentado pela Secretaria, em janeiro foram realizados 740 atendimentos; em fevereiro - 673 e em março - 521. Dentre os atendimentos estão: desbloqueios, revisões, NIS para Tarifa Social e consulta de status beneficio.

O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda, direcionado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País, com renda per capita de até R$ 154 mensais, de modo que consigam superar a situação de vulnerabilidade e pobreza. O programa busca garantir a essas famílias o direito à alimentação e o acesso à educação e à saúde.

Para ter acesso ao Programa as famílias devem cumprir com algumas exigências: o calendário vacinal em dia, adequado índice de crescimento e desenvolvimento das crianças, o perfeito pré-natal de gestantes e a devida frequência escolar.

“Por conta do não cumprimento de exigências básicas, beneficiados ficaram sem receber o pagamento. O município acompanhou as famílias e trabalhou na reversão de todos os casos, e centenas de famílias voltaram a receber seu beneficio” > Destacou Rosemere Santana.

Era de costume todas as famílias se deslocarem até a sede da Secretaria para realização das obrigações de saúde. Hoje, em comum acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os atendimentos são realizados através de cronograma em cada Posto de Saúde dos Bairros. Na zona rural, as famílias são convocadas através de carta-convite.

Existe todo um acompanhamento e um trabalho intenso por parte da secretaria municipal de Assistência Social. Hoje, todos os beneficiários que procuram a sede da SEMASSA são atendidos sem limites de senhas e sem necessidade de pernoitar.

Fonte - SEMASSA

Mais em Social