Saúde

Cristiane Bacelar participa de discussão sobre parcerias na Saúde Pública Publicada em 05/07/2017 14:55:12

A Secretária de Saúde de Coelho Neto, Cristiane Bacelar, participou do I Encontro Regional promovido pela Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), com o tema ‘Município e Estado: parceria na superação dos problemas locais’. O evento, realizado no auditório da Fiema, reuniu mais de 180 prefeitos, secretários de estado, secretários municipais, vereadores e lideranças políticas, marcando assim a histórica habilitação de 107 municípios na gestão plena da saúde.

Durante a explanação do tema, ‘Maranhão: avanços e perspectivas futuras’, o governador Flávio Dino destacou os esforços que estão sendo realizados para que a parceria entre Estado e Municípios possa superar a crise econômica e política que assola o Brasil.

“Nós precisamos andar de mãos dadas nesse momento em que o Brasil passa por dificuldades. Essa é a mensagem principal que eu transmito hoje para prefeitos e prefeitas. Não só na questão da saúde, como nas demais políticas públicas, nós teremos melhores resultados na medida em que haja entendimento, parceria”, realçou o governador Flávio Dino.

Cristiane Bacelar participou de todos os debates e ressaltou que o encontro nasceu sob o ponto de vista de que todos os municípios maranhenses estão com dificuldades na Gestão plena da Saúde e, tendo em vista a necessidade de manter funcionando a Atenção Básica e a Média Complexidade, a FAMEM decidiu, junto com a Secretaria Estadual de Saúde, organizar uma roda de conversa entre os gestores em busca de uma solução para o problema.

Logo após o encontro, a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), sob o comando do Secretário Estadual de Saúde, Carlos Lula, reuniu-se para discutir uma pauta única com as demandas da FAMEM, que foram então homologadas.