Saúde

Novos membros do Conselho Municipal de Saúde e Conselhos Comunitários de Saúde tomam posse Publicada em 01/09/2017 18:55:19

Nessa quarta-feira, 30, no Teatro Municipal, a Prefeitura de Coelho Neto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a cerimônia de posse dos novos membros do Conselho Municipal de Saúde e Conselhos Comunitários de Saúde.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Cristiane Bacelar, o destaque deste ano foi para a posse dos 07 Conselhos Comunitários de Saúde, que atuarão junto às UBS-Unidades Básicas de Saúde, representando os interesses da comunidade. Uma inovação de forma organizada para ouvir com constância os usuários do SUS e adotar novas ideias para otimizar recursos e serviços públicos de saúde. Os membros empossados receberam os Termos de Posse e avaliaram o momento de maneira positiva, em que a participação da população ajudará a fortalecer ações de saúde voltadas para as comunidades.

O conselheiro, no exercício de sua função, contribui ativamente na gestão de saúde no município. É, também, uma forma de legitimar a participação da sociedade, conforme Resolução nº 453, de 10 de maio de 2012: “A participação da sociedade organizada, garantida na legislação, torna os Conselhos de Saúde uma instância privilegiada na proposição, discussão, acompanhamento, deliberação, avaliação e fiscalização da implementação da Política de Saúde, inclusive nos seus aspectos econômicos e financeiros”.

Fizeram parte dos trabalhos, compondo a mesa de abertura da cerimônia, o Secretário de Governo e Articulação Política, Milton Mourão, a Secretária Municipal de Saúde, Cristiane Bacelar, a Secretária Adjunta de Saúde, Olímpia Delgado, a Secretária de Educação e Cultura, Williane Caldas e a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Mírian Andrade.