Saúde

Secretaria Municipal de Saúde realiza a inserção de Agentes de Combate às Endemias em Unidades Básicas de Saúde Publicada em 05/09/2017 08:27:19

A Prefeitura de Coelho Neto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a inserção dos ACEs-Agentes de Combate às Endemias nas UBS-Unidades Básicas de Saúde. O trabalho teve o acompanhamento da Enfermeira Flávia Carvalho, do Núcleo de Vigilância em Saúde. Na ocasião, o Secretário Municipal de Governo e Articulação Política, Milton Mourão, esteve na Unidade Básica de Saúde Santo Antonio, reforçando o apoio à SEMUS.

Os ACE’s foram inseridos nas UBS e trabalharão em parceria com as Equipes de Saúde da Família. Essa ação é considerada um marco para o município, haja vista atender uma solicitação do Ministério da Saúde, mediante Portaria, tendo sido bem trabalhada entre os profissionais de diversos níveis, através da Planificação da Atenção Primária à Saúde. Logo, as atividades de vigilância em saúde (como o combate a vetores, etc) serão integradas à atenção básica.

As UBS-Unidades Básicas de Saúde contempladas foram: Unidade de Saúde João Paulo II (Bairro Sarney), Unidade de Saúde da Família Quiabos (Bairro Quiabos), Unidade de Saúde Antonio Nonato Sampaio (Bairro Anil), Unidade de Saúde São Judas Tadeu (Centro), Unidade de Saúde Daniel Guanabara (Bairro Santana), Unidade de Saúde São Francisco (Bairro São Francisco) e Unidade de Saúde Santo Antonio (Bairro Mutirão). Essas unidades passarão a contar com o Agente de Combate às Endemias, avanço esse que fortalecerá a APS-Atenção Primária à Saúde.

Na oportunidade, os ACEs trabalharão na campanha de vacinação animal de cães e gatos, neste mês de setembro, cuja meta é vacinar 11.800 (onze mil e oitocentos) animais, sendo 7.000 cães e 4.800 gatos. A atual Secretária Municipal de Saúde, Olímpia de Oliveira Delgado, disponibilizou completa estrutura para que a campanha aconteça de forma eficaz, visando o alcance da cobertura vacinal. A princípio, os ACE-Agentes de Combate a Endemias, junto aos ACS-Agentes Comunitários de Saúde, vacinarão os animais de casa em casa. Esse trabalho exige a colaboração da comunidade e de já, conta com esse apoio para que a ação aconteça de modo satisfatório.