Programação da "Campanha Setembro Amarelo" Publicada em 06/09/2017 22:20:28

Campanha Setembro Amarelo
“Falar é a melhor solução”

Com o objetivo de fortalecer e intensificar a proposta de abordagem psicossocial na prevenção e combate ao suicídio, a Prefeitura de Coelho Neto realiza o projeto Setembro Amarelo, um movimento que visa a valorização da vida. A campanha é executada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Saúde Mental, representada pelos CAPS I e CAPS AD.

De acordo com Rafaela Matos, Coordenadora de Saúde Mental: "A proposta é ampliar as possibilidades de prevenção de suicídio, haja vista que a temática precisa ser encarada como um problema de saúde pública. A prática, que acaba com vidas e destrói famílias, tem crescido cada vez mais. Foi pensando em uma forma de prevenir esse problema que a Secretaria Municipal de Saúde iniciou a Campanha Setembro Amarelo – “Falar é a melhor solução”, que se efetivará com palestras psicoeducativas em escolas, UBS, Igrejas, IFMA, treinamentos para profissionais da rede de atenção para uma sensibilização dos sintomas, desconstrução do tabu e do estigma, trazendo à tona os fatores de risco e aperfeiçoamento à assistência em saúde mental, visando o apoio às pessoas com comportamentos suicidas, bem como seus familiares".

Em alguma tentativa de suicídio, procure um serviço de Saúde mais próximo ou especializado CAPS I ou CAPS AD.

PROGRAMAÇÃO DA SAÚDE MENTAL - SETEMBRO AMARELO - "FALAR É A MELHOR SOLUÇÃO"

- Durante o mês de setembro, acontecerão atividades variadas nas UBS, escolas municipais e igrejas.

- Durante a semana, cada técnico de referência, (UBS), terá uma programação específica com o seu posto (que se entenderá nas escolas de território específico e igrejas).

- Dia 13/09, às 14h, no CAPS AD, haverá treinamento com as equipes do CAPS I e CAPS AD.

- Dia 20/09, às 16h, no Teatro Municipal - Apresentação de peça teatral; Treinamento para os profissionais da rede de atenção.

- Dia 27/09, às 16h - "Caminhada pela Vida" - Concentração na Quadra de Esportes Uiran Sousa, com toda a sociedade civil.