Educação

Ascensão de Curralinho a Coelho Neto é retratada em Desfile Cívico de 7 de Setembro Publicada em 08/09/2017 12:16:53

Com a participação de 22 Escolas da Rede Municipal, Polícia Militar, IFMA-Instituto Federal do Maranhão, Entidades Filantrópicas - Loja Maçônica Cristo Redentor, Rotary e UEMA-Universidade Estadual do Maranhão, a Prefeitura de Coelho Neto, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realizou o Desfile Cívico do Dia 7 de Setembro de 2017, em comemoração ao Dia da Independência do Brasil. A concentração aconteceu às 15h30, na Praça João Santos.

Neste ano, as escolas retrataram a história do município, desde o surgimento até os dias atuais, através do tema a “Ascensão de Curralinho a Coelho Neto – Vamos contar nossa história”. Com duração de aproximadamente quatro horas, o desfile cívico foi aberto com a marcha formada pela Polícia Militar. Um grande público acompanhou e aplaudiu a passagem do desfile. O palanque oficial recebeu várias autoridades, entre elas, o Prefeito Municipal, Américo de Sousa, acompanhado da Primeira-dama, Iranete Costa, o Vice-prefeito, Antonio Pires, o Presidente da Câmara Municipal, Osmar Aguiar, os Vereadores Mohabe Branco, Liza Pires, Cará, Sillas Alexandre, Marcos Tourinho, Júnior Santos, Luiz Ramos, Secretários Municipais, lideranças políticas, equipe administrativa e demais convidados.

A história do município de Coelho Neto foi contada nas mais diferentes formas e emocionou o público que aplaudia a cada apresentação. Os fatos históricos, culturais e religiosos foram retratados através dos aspectos Humanos, Físicos, Econômicos, Políticos e Sociais, que servirão, posteriormente, como ponto de referência e registro histórico para as presentes e futuras gerações.

O Prefeito Américo de Sousa agradeceu a todos que contribuíram, direta e indiretamente, para que o evento fosse realizado com total êxito e destacou a importância do tema: "O tema foi muito bem escolhido pela equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, por meio do qual as escolas fizeram um excelente resgate histórico do município, oportunizando à comunidade coelhonetense o contato direto com nossa herança cultural, econômica, política, religiosa. Um desfile que trouxe emoção, beleza e tradição".

A Secretária Municipal de Educação e Cultura, Williane Caldas, destacou a importância de trazer para a comunidade coelhonetense a rica história do município: "Em nome da equipe da SEMEC, agradeço o comprometimento de todos para a concretização desse evento. Com total dedicação e empenho, as escolas mobilizaram pais, alunos, professores, funcionários, realizando trabalhos de pesquisas em busca de informações, consultas a livros e revistas, e a antigos moradores da cidade, que culminou em excelentes apresentações e concretização de um riquíssimo material de pesquisa para nossas escolas e bibliotecas. Agradeço também ao Prefeito, Américo de Sousa, pelo total apoio na realização desse belíssimo ato cívico".

O Desfile Cívico reforçou o espírito patriota e ressaltou a beleza e o sentido de ser coelhonetense, deixando marcada a trajetória histórica do município.

Receba nossa Newsletter Deixe seu nome e e-mail