Saúde

Coordenadora de Saúde Mental realiza palestra no IFMA Publicada em 08/09/2017 11:58:52

Cumprindo parte da programação da “Campanha Setembro Amarelo”, a SEMUS-Secretaria Municipal de Saúde realizou palestra sobre suicídio no IFMA-Instituto Federal do Maranhão.

Atenta aos direcionamentos referentes ao processo de desenvolvimento psicológico dos jovens e sua saúde mental, a Coordenadora de Saúde Mental, Rafaela Matos, enfatizou que é possível prevenir o suicídio, problema esse que tem sido discutido atualmente em seminários, simpósios, congressos, como forma alertar e conscientizar a população. É preciso falar desse tão grave problema que tem tomado grandes proporções e que tem sido notícia recorrente em nosso município e em cidades vizinhas.

O site oficial da Campanha Setembro Amarelo (http://www.setembroamarelo.org.br/o-suicidio/) destaca que “Tem sido um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas. A esperança é o fato de que, segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. É necessário a pessoa buscar ajuda e atenção de quem está à sua volta”.

De acordo com dados da OMS-Organização Mundial da Saúde, divulgados em 2014, mais de 800 mil pessoas se suicidam todos os anos, representando uma morte a cada 40 segundos, podendo chegar a 1,6 milhão de mortes por ano em 2020, incluindo jovens e adultos entre 15 e 35 anos, inclusive entre adolescentes.

Baseada em dados concretos, a palestra abordou os fatores de risco do suicídio, como identificar sinais e refletir sobre modos de prevenção. A Programação da Campanha Setembro Amarelo continua no município até o dia 27/09. Clique AQUI e confira a programação organizada pela Secretaria Municipal de Saúde.