Saúde

Coelho Neto-MA - Único município da Regional a confirmar, em 29/09, 100% da meta de vacina animal Publicada em 29/09/2017 00:24:34

A Campanha de Vacinação Antirrábica, realizada em 23/09, e com continuação até o final do mês de setembro, foi considerada sucesso absoluto pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde. A meta estipulada foi vacinar 11800 cães e gatos, entre zona urbana e zona rural.

A Coordenadora, Malu Vieira, agradeceu a equipe e todos os donos de cães e gatos que tão bem acolheram os agentes e, da mesma forma, manifestou contentamento pela conclusão exitosa dos trabalhos. “É com grande satisfação que nós, da Vigilância Epidemiológica, informamos que Coelho Neto foi o único município da Regional a confirmar hoje 100% da meta de vacina animal. Agradeço aos profissionais da saúde que empenhados direta ou indiretamente contribuíram para este feito, em especial aqueles, que de casa em casa, e ainda em campo, estão levando saúde a cada lar. Obrigada aos ACE-Agentes de Combate às Endemias e os ACS-Agentes Comunitários de Saúde, na certeza de que uma equipe integrada é garantia de sucesso”.

De acordo com o Ministério da Saúde “A raiva é uma zoonose viral, que se caracteriza como uma encefalite progressiva aguda e letal. Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la. A doença apresenta dois principais ciclos de transmissão: urbano e silvestre, sendo o urbano passível de eliminação, por se dispor de medidas eficientes de prevenção, tanto em relação ao ser humano, quanto à fonte de infecção.