Assistência Social

Secretaria de Assistência Social promove palestra aos participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

A Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Coelho Neto, por meio da equipe de profissionais que integram o quadro do Centro de Referência de Assistência Social-CRAS, realizaram na manhã desta quinta-feira (25), uma roda de conversa com as mães e responsáveis dos participantes assistidos pelo SCFV-Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Na oportunidade, foram explanados assuntos importantes sobre os Benefícios, Programas e Serviços ofertados pelo CRAS e explanação dos objetivos do PAIF-Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família e do SFCV-Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, além de destacar a importância de manter o cadastro único atualizado, através do NIS-Número de Identificação Social, requisito primordial para a participação nestes programas.

Foi realizada, ainda, uma palestra sobre a “Campanha Janeiro Branco”, que retrata a importância do cuidado com a saúde mental. Como atividade prática, a equipe de profissionais, composta por Assistentes Sociais, Psicólogas e Orientadoras Sociais, orientou os participantes nos trabalhos em grupos, culminando com a elaboração de cartazes com dicas de saúde mental.

Com informações do Ministério do Desenvolvimento Social:

O QUE É O PAIF- Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família?
Consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva da família, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo. O serviço PAIF integra o nível de proteção social básica do SUAS.

O que é o SCFV- Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, são atividades complementares que são desenvolvidas em grupos de diversas faixas etárias, como crianças, adolescentes, jovens e idosos, tem como público prioritário beneficiários do bolsa família, BPC e famílias com vínculos fragilizados, com membros no trabalho infantil, e outras demandas, tem como objetivo: fortalecer os vínculos familiares e comunitários, propor atividades socioeducativas, trocas de experiência, ações de cidadania e outras atividades focalizadas a cada grupo distinto.

Mais em Assistência Social


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!

Curta nossas páginas nas redes sociais
e compartilhe nosso trabalho

Prefeitura Municipal de Coelho Neto

PREFEITURA MUNICIPAL DE COELHO NETO

Endereço: Prefeitura Municipal de Coelho Neto-MA, Pça. Getúlio Vargas, S/N \ CENTRO \ COELHO NETO - MA \ CEP: 65620000

Horário de atendimento: 08:00 às 13:00